Instituto Pensar - Covid-19: número de mortes pela doença volta a aumentar

Covid-19: número de mortes pela doença volta a aumentar

por: Laura Moschoutis


Número de mortos por Covid-19 volta a subir, e Brasil opera no limite da estabilidade. Foto: Lu Freitas/ PMNH)

número de mortes por Covid-19 voltou a ter alta segundo balanço divulgado nesta terça-feira (4). Foram contabilizadas entre segunda e terça, 3.025 vítimas do coronavírus. Entre as vidas perdida para a doença está a do ator Paulo Gustavo. Muitos socialistas usaram as redes sociais para lamentar a morte do comediante.

Socialistas lamentam morte de Paulo Gustavo por Covid-19

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE) comentou que a partida de Paulo Gustavo trouxe para ainda mais perto de cada brasileiro a tragédia da pandemia. "Ídolo nacional, Paulo Gustavo será sempre lembrado pelo seu talento, que tornava a vida mais leve?, comentou.

O deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) também expressou pesar pela morte do ator. "Lutamos contra um vírus que traz: dor, perdas, sofrimento e tristeza?, afirmou.

O ex-senador socialista João Capiberibe (PSB-AP) expressou tristeza pela morte do ator "? Brasil criativo e bem humorado, perdeu Paulo Gustavo. Ele lutou bravamente pela vida mas não resistiu à Covid 19,?, escreveu.

O ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, expressou tristeza com a morte de Paulo Gustavo. "Mais triste é revoltante por saber que era uma morte evitável não fosse a omissão e irresponsabilidade de quem deveria dar exemplo?, escreveu.

Mortes por Covid-19 voltam a ter alta

Essa alta comparada com a queda registrada na segunda-feira (3), também se deve ao represamento histórico que ocorre nas segundas. Com o último dado, totalizam-se 408.829 óbitos desde o início da pandemia. A média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 2.361. É a menor média móvel registrada desde o dia 25 de março, quando apontou 2.276 mortes. 

O ritmo atual, no limite da estabilidade, mesmo quando em queda não ficou abaixo de -20% nas últimas semanas. É pouco se comparado ao ritmo de crescimento que a curva apresentou em março, com altas que passaram de +50%.

Os números são do levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Já são o 104 dias consecutivos com média de mortes acima de mil. Há 49 dias, desde 17 de março, o índice se mantém acima de 2 mil mortos por dia.

Leia também: CPI da Pandemia: Bolsonaro queria mudar bula da cloroquina

Média de mortes nos últimos 7 dias

  • Quarta (28): 2.379
  • Quinta (29): 2.523
  • Sexta (30): 2.523
  • Sábado (1º): 2.422
  • Domingo (2): 2.407
  • Segunda (3): 2.375
  • Terça (4):

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 14.791.434 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus, com 37.451 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 60.140 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.

Dados dos Estados e do Distrito Federal

Apenas Pernambuco, que já vem de uma sequência de seis dias seguidos na mesma situação, aponta tendência de aceleração das mortes por Covid-19. Desde 22 de abril, o país está com a grande maioria dos estados em tendência de estabilidade ou baixa, após os altos números das semanas anteriores. Nestes 13 dias, o número de estados com alta nas mortes variou entre 0 e 2.

  • Em alta (1 estado): PE
  • Em estabilidade (11 estados): PR, RS, SC, RJ, AM, TO, BA, CE, PI, RN e SE
  • Em queda (14 estados e o Distrito Federal): ES, MG, SP, DF, GO, MS, MT, AC, AP, PA, RO, RR, AL, MA e PB

Vacinação contra a Covid-19 avança a passos lentos

O balanço da vacinação contra Covid-19 desta terça-feira (4) aponta que 32.881.298 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 15,53% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 16.723.761 pessoas (7,90% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal.

No total, 49.605.059 doses foram aplicadas em todo o país.

Com informações do Uol e G1




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: